icon Twitter icon Facebook icon RSS
237 534 mensagens | 25 524 tópicos | 21 624 membros
Olá Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for nosso membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Revista Mundo dos Animais: Edição Especial 5 Anos! Mais informação e download
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
  Responder  
Autor Tópico: Discussão sobre ração  (Lida 223 vezes)
castelense
Membro
*

« em: 10 de Novembro de 2011, 11:18 »

Bom dia,

Sempre fui uma pessoa que gostou de animais e teve animais. Desde há 7 anos para cá, que não tenho animais, a nãe ser um canário que foi dado á minha filha de 3 anos. Mas não é um animal que me de muito prazer tratar, pois não posso interagir com ele.

Como o meu marido não gosta de cães (não foi habituado a ter animais de estimação), eu pensei em pedir um gatinho. Ele não concordou. Mas entertanto nasceu a filha, que desde os 3 anitos, lhe pede um gato. Primeiro dizia sempre que não... Agora, que já a viu interagir com uma gata de uma amiga nossa, quando ela lhe pede, já não diz nada.

A minha questão é a seguinte. Se ele mudar de ideias e nos der o gato, se só lhe puder dar uma ração mais barata, não devo ter o gato? Mesmo tendo vet pata ele e pensar estrelizar!!

A minha opinoão, é que se se pode ajudar um gato abandonado, que o devo fazer... mas depois do que já li aqui, começo a ficar com dúvidas,....

Obrigada
Registado
guerreiro
Veterinário
Equipa de Redactores
*

« Responder #1 em: 10 de Novembro de 2011, 12:34 »

Bom dia castelense,
um animal seja gato seja cão é sempre uma excelente companhia, mas também uma grande responsabilidade. Deve pensar que antes do mais um gato poderá durar entre 15 a 17 anos, alguns chegam aos 20 anos. Como tal, terá de pensar que é um amigo para muito tempo e não para 2 ou 3 anos.
Quanto à questão dos gastos, estes não serão apenas em alimentação, será também nas vacinas, desparasitações, a esterilização, como muito bem referiu e outros cuidados de saúde que poderão ser necessários.
Passando ao tema da alimentação, uma alimentação barata por vezes pode trazer problemas de saúde para o animal e gastos maiores em contas de veterinário! Um gato, principalmente esterilizado, tem o aparelho urinário mais sensivel a formação de cálculos (pedra) e infecções que podem ser potenciadas por rações de fraca qualidade.
Resumindo, antes de ter o gatito faça bem as contas e no meu conselho penso que será preferível gastar um pouco mais numa ração de melhor qualidade do que mais tarde ter contas bastante mais altas em veterinários e diminuir a qualidade de vida do gatito.
O ideal será realmente acolher um gatito abandonado. Porquê pagar se existem tantos a necessitar de ajuda?! O melhor é dirigir-se a um gatil (muitos canis também têm parte de gatil) e escolher um bichano que goste, se recolher de um gatil informe-se se foi testado para Fiv/Felv (chamada sida dos gatos) e se é negativo, se não for existem maiores probabilidades de ocorrerem problemas de saúde. Normalmente, quando são recolhidos em gatis costumam ser esterilizados, o que lhe permite poupar essa despesa.
Registado
castelense
Membro
*

« Responder #2 em: 10 de Novembro de 2011, 13:03 »

Obrigada pela rapida resposta Guerreiro,

em relação ao animal ser uma companhia de 15 a 20 anos, não há problema. O meu último cao durou 18 anos. Morreu no mesmo dia que a minha avó materna.

Em relação há comida, sempre dei Roya Canan e sempre esteve bem. Sempre que ia ao vet, o feed back era positivo.

Em relação ao resto das depesas de vet, estou bem ciente delas.

Quero o melhor para os animais, mas custa-me muito pensar que como não lhe consigo dar uma ração mais cara, continuaram os gatos abandonados ou nos gatis a sofrer.

Será que penso mal?
Registado
Paty_LP
* Animal Friends *
Membro
*

Eu e a Luna

« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2011, 01:40 »

Depende do que considera uma ração barata e uma ração cara ::):
Por exemplo, a Royal Canin é uma marca cara (na minha opinião), mas existem várias marcas com qualidade semelhante a preços muito mais em conta.

Actualmente dou ração da Arden Grange (http://ardengrangeportugal.com/?p=home) às minhas gatas e estou satisfeita ::):

Por acaso conheço um gato para adopção que não é bebé, mas também ainda só tem 3 anos pelo que ainda tem muito para viver ::): Já está vacinado e castrado, pelo que seriam menos despesas que teria e está habituado a crianças :;):
Registado
castelense
Membro
*

« Responder #4 em: 11 de Novembro de 2011, 08:18 »

Obrigada Paty_LP pela tua resposta.

Na altura dava RC ao meu cão, pois não tinha certo tipo de despesas que tenho agora....

Mas ainda não está nada defenido, se terei o previlégio de ter um gatinho.... Tenho que convencer o maridão primeiro.... Quer dizer, eu não, a filha....

Só que li tanto sobre as rações, que acabei por ficar confusa....

Obrigada
Registado
katja
Membro
*

« Responder #5 em: 03 de Dezembro de 2011, 18:55 »

Eu dava a marca Arion, tanto ao meu anterior gatinho como à minha cadelita, pegavam lindamente na comida e no veterinário confirmou.se k era uma boa comida, em  termos de preço está acessivel, so tem a desvantagem de ñ ser fácil encontrar kem a comercialize
Registado
Jose Miguel Gomes
Equipa Cães
*

« Responder #6 em: 31 de Janeiro de 2012, 21:22 »

Não costumo participar muito neste forum, mas vou mandar aqui uma "posta".

Uma regra muito geral que se pode seguir ao pensar e pesquisar em rações é que os gatos foram "feitos" para comer carne. Não foram feitos para comer cereais. Assim, dentro do que tiver possibilidades, quanto mais carne e menos cereal vier dentro do seu saco, melhor para o animal. A carne é mais cara que o cereal, por isso, à partida, quanto mais carne tiver mais cara vai ser. Mas nem sempre é assim. Há excepções e devemos estar atentos a elas.

Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Responder  

Ir para: